Projeto

Skopeofonia – Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais do Bairro da Cova da Moura
(PTDC/CPC-MMU/4500/2012)

O Skopeofonia é um projeto de pesquisa em Etnomusicologia, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que tem vindo a ser desenvolvido no Bairro da Cova da Moura (Amadora) e na Universidade de Aveiro, desde Julho de 2013. Estabelece-se através de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Associação Cultural Moinho da Juventude,  e incorpora investigadores da Universidade, em diferentes áreas de conhecimento, e investigadores residentes no Bairro (Kova M),  que têm vindo a colaborar ativamente na construção de um arquivo de memória centrado na música. O desenvolvimento deste projeto constitui uma experiência singular no quadro da investigação em Etnomusicologia em Portugal, oferecendo possibilidades inovadoras no domínio metodológico em especial na aplicação de práticas de investigação partilhada. Constitui, eventualmente, uma outra forma de olhar o trabalho sobre música e as consequências que podem advir do diálogo que se estabelece entre a academia e os espaços não académicos visados pelos projetos de pesquisa.

Teaser de apresentação do projeto Skopeofonia