Teses

Miguel, Ana Flávia. 2016. Skopeologias: músicas e saberes sensíveis na construção partilhada do conhecimento. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Orientadores: Susana Sardo (UA) e Samuel Araujo (UFRJ)

Resumo

Esta tese enquadra-se no domínio da etnomusicologia e constitui uma proposta sobre o modo como as práticas de investigação definem instrumentos valiosos para a construção do conhecimento, num modelo em que a permeabilidade dos saberes é geradora de modos de fazer mundos emancipadores. A investigação foi desenvolvida a partir de um percurso dedicado ao estudo da música cabo-verdiana, iniciado em 2006, e caracterizado por uma progressiva imersão no terreno e pela da adoção de diferentes práticas de investigação em estreito diálogo com as pessoas detentoras das músicas. Neste sentido, dialogo com duas experiências de observação: a do grupo Musicultura, no Rio de Janeiro/Brasil e a do AMD Program, em Durban/África do Sul. Para a discussão sobre as práticas de investigação, esta tese recorre à análise da produção científica de etnomusicólogos que têm atuado no âmbito da etnomusicologia aplicada e que têm refletido sobre o modo como os contextos “convocam” os etnomusicólogos a mediar e a agir. Recorro a dois estudos de caso que constituíram o meu universo de observação, análise e ação: o processo de patrimonialização do Kola San Jon e o projeto Skopeofonia. No primeiro caso descrevo as práticas e o modo como foi construído o dossier de candidatura a PCI. No projeto Skopeofonia descrevo as práticas de investigação compartilhada pelos diferentes atores envolvidos (académicos e não académicos). A análise das consequências da patrimonialização do KSJ, conduziu-me a uma reflexão sobre o modo como a etnomusicologia e a música podem adquirir um protagonismo singular em ações de responsabilidade social. As discussões sobre as práticas protagonizadas pelo Skopeofonia permitiram-me aceder a diferentes versões de mundos através dos saberes e das experiências sobre música. Este processo refletiu-se num melhor entendimento sobre o modo como a música e outros saberes sensíveis, podem ser decisivos na promoção de saberes emancipatórios e na própria construção do conhecimento em etnomusicologia.

Fernandes, Alexandra. 2014. O documentário em etnomusicologia : as pontes identitárias do Kola San Jon. Tese de mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro

Orientador: Rui Raposo (UA)

Resumo

O presente projeto de dissertação, realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia - Audiovisual Digital, pretendeu estudar a forma de tentar resolver dois desafios: o da partilha da ciência a um público mais amplo e o da preservação e reinterpretação do material recolhido em trabalho de campo. Assim, este projeto teve por objetivo a criação de um documentário etnográfico, com base em material de vídeo recolhido em trabalho de campo no âmbito de uma investigação em Etnomusicologia, conduzida no Bairro do Alto da Cova da Moura, Amadora, Portugal, bem como no país de origem, Ilhas de Santo Antão e de São Vicente, Cabo Verde pela Mestre em Música - Etnomusicologia, Ana Flávia Lopes Miguel. Este documentário pretendeu retratar a realidade da prática performativa cabo-verdiana “Kola San Jon” do bairro do Alto da Cova da Moura, bem como as suas pontes identitárias em Cabo Verde. Deste modo, uma das finalidades do presente documentário é a partilha da ciência e ao mesmo tempo, a transmissão da cultura cabo-verdiana. Adicionalmente, pretendeuse que através deste documentário, as imagens recolhidas pudessem chegar a um coletivo mais alargado e menos especializado. Assente numa abordagem qualitativa, o objetivo foi privilegiar a compreensão profunda da construção social e cultural da realidade por parte dos membros do “Kola San Jon”, de forma a compreender o envolvimento das pessoas, e assim espelhar esta ligação e união no documentário. Por fim, saliente-se que o presente documentário foi elaborado segundo as indicações abordadas na revisão da literatura no que concerne à conceção de um documentário, passando pelo filme etnográfico e ainda com a inclusão de Motion Graphics na pós-produção.

Mendonça, Pedro. 2013. O punk como formação política : um estudo de caso colaborativo na Casa Viva. Tese de mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro

Orientadores: Susana Sardo (UA) e Samuel Araujo (UFRJ)

Resumo

Dentro de uma perspectiva de pesquisa-ação participativa, e a partir de um processo metodológico designado aqui por “etnografia partilhada”, este trabalho buscou compreender como a música punk pode influenciar o processo de formação política de ativistas libertários e anarquistas. Para o efeito foi efetuado trabalho de campo na Casa Viva, Centro Social Libertário presente na cidade do Porto, Portugal, e a reflexão e escrita da dissertação foi construída coletivamente entre mim e os membros da Casa Viva. Teoricamente esta dissertação baseia-se sobretudo nos legados dos filósofos franceses Deleuze e Guattari sobre subjetividade e micropolítica.