equipa

Investigadora principal


Susana Sardo
INET-md/Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 aveiro
Email - ssardo@ua.pt
DeGois, Academia Edu

Susana Sardo é Professora Associada na Universidade de Aveiro e doutorada em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 1987 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre Goa e sobre música e lusofonia. Os seus interesses de investigação incluem música e pós-colonialismo, música no espaço lusófono, incluindo Portugal onde tem igualmente desenvolvido trabalho de investigação sobre processos de folclorização e sobre música e pós-ditadura. É autora do livro Guerras de Jasmim e Mogarim: Música, Identidade e Emoções em Goa (Texto 2010) que recebeu, em 2012, o Prémio Cultura da Sociedade de Geografia de Lisboa, e coordenadora da colecção Viagem dos Sons (Tradisom 1998), entre outras publicações discográficas e artigos. Desde 2008 que é responsável por projetos de cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique) e a Universidade de Cabo Verde. No mesmo ano foi nomeada representante de Portugal no Conselho de Curadores na Fundação Cultural Europamusicale, com sede em Munique. É coordenadora, na Universidade de Aveiro, do pólo do Instituto de Etnomusicologia (INET-MD).

Membros da equipa de investigação


Álvaro Sousa
id+/Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago 3810-193 aveiro
Email - alvarosousa@ua.pt

Doutorado em Design pela Universidade de Aveiro (2011), desenvolveu a sua investigação na área das marcas e comunicação institucional com Joan Costa e Conceição Lopes. Em termos profissionais desenvolve o seu trabalho na área do Design de Comunicação desde 1996, sendo especialista em desenho e concepção de marcas.



Ana Flávia Miguel
INET-md/Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte Campus Universitário de Santiago 3810-193 aveiro
Email - anaflavia@ua.pt
DeGoisAcademia Edu 

Ana Flávia Miguel completed BMus - Piano (2004), a Masters in Music (Ethnomusicology) (2010) and a PhD in Music (Ethnomusicology) (2016) from the University of Aveiro, Portugal. Over the years she has conducted fieldwork in Portugal, Cape Verde, Italy, Brazil and South Africa.  As a researcher, she is jointly responsible for the nomination file of Kola San Jon (Performative Practice of Cape Verde) as Intangible Cultural Heritage. She is the scientific consultant for the nomination file of Cantar dos Reis em Ovar as Intangible Cultural Heritage (in progress). She produced the Documentary "Kola San Jon" that won the Intangible Heritage Documentation Award at the 6th Folk Music Film Festival on November 27, 2016 (Nepal). She also won the award "Research Day'14" with the poster presentation entitled "Classifying heritage by (re)classifying identities: The inclusion of Kola San Jon in the Portuguese List of Intangible Heritage". Her main domains of study include African Musics, Applied Ethnomusicology and Dialogical Practices in Ethnomusicology in studies about music in Cape Verde and music in Portugal. She is assistant editor of "El oído pensante" journal and editor of "Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança" Journal. From 2005 to 2013 she had been Lecturer at the Polythechnic Institute of Bragança. She is currently a Postdoctoral Research Fellow in Ethnomusicology at the University of Aveiro and a integrated researcher at INET-md.


Celso Lopes
Email - kdgkova@gmail.com

Celso Lopes is a social cultural mediator and multimedia technician. He’s a poet, musician and composer in the Hip Hop culture since 1995 in the element of Rap and has a background Cape Verdian related music.



Dario Ranocchiari
INET-md/Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte Campus Universitário de Santiago 3810-193 aveiro
Email - darior@ua.pt
Academia Edu

Etnógrafo, é licenciado em etnomusicologia pela Università di Roma La Sapienza e doutorado em antropologia social pela Universidad de Granada, na qual trabalhou como docente e investigador entre 2009 e 2014. A sua principal linha de investigação é o estudo das relações entre as práticas musicais e os processos de negociação da etnicidade. Entre 2002 e 2004, trabalhou na área da Grande Lisboa com rappers filhos de migrantes africanos. Entre 2010 e 2013 fez trabalho de campo com o povo Raizal na ilha caribenha de San Andrés. No primeiro caso, o seu foco de atenção foi a utilização da música rap como catalisador identitário e ferramenta de reivindicação política. No segundo caso, centrou-se nas diferentes cenas musicais associadas ao povo Raizal para analizar diferentes tipologias de articulação entre música e etnicidade. Durante estas pesquisas produziu vídeos de caráter documentário e videoclips musicais. É investigador do projeto PEAC Emergent Processes and Agencies of the Commons: Collaborative Social Research Praxis and New Forms of Political Subjectivation (2014-2017), financiado pelo Ministerio de Educación espanhol. No INET-md está a desenvolver atividades de formação e investigação relacionadas com o uso dos audiovisuais como ferramentas de investigação etnográfica participativa.


Fredson Cabral
Email - fredcabral00@gmail.com

Fredson Sanches is a business technician and video editor. He’s a musician, poet, composer of Cape Verdian music and Hip Hop element Rap. 


Godelieve Meersschaert

Aguas Livres
Amadora
Email - godelieve.meersschaert@gmail.com

Godelieve Meersschaert nasceu na Bélgica em 1945. Realizou uma licenciatura em psicologia (1968) na Faculdade de Psicologia da Universidade Católica de Leuven, Bélgica, e uma pós-graduação em gestão de projetos em parceria (2004) com um trabalho final intitulado “Uma reflexão sobre o contributo da parceria ‘peritos de experiência/técnicos’ no processo de empowerment e na construção da resiliência” no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Portugal. A sua atividade profissional foi desenvolvida maioritariamente no Ministério das Finanças e da Administração Pública (Portugal) no qual foi especialista de informática grau 3 (2003-2010), técnica superior de informática (1986-2003) e estagiária (1985). Antes de integrar o Ministério das Finanças foi bolseira e investigadora na COOPERSERDO em Lisboa (1978-1983), no quadro do acordo cultural entre Portugal e a Bélgica versando a identidade das trabalhadoras do Serviço Doméstico. Foi ainda formadora em diversas instituições tais como a Sociedade de Estudos e Intervenção na Engenharia Social - SEIES (1983-1986), a “Volkshogescholen” (VJV) Instituto de Formação para Jovens e Adultos (Heerlen, Países Baixos) (1975-1978), a Associação de Jovens Trabalhadores, KAJ (Bruxelas, Bélgica) (1972-1975) e a Organização Sócio-cultural KVLV (Leuven, Bélgica) (1968- 1971). Desenvolveu uma intensa atividade de voluntariado e de intervenção social que se revelou publicamente com a criação da Associação Cultural Moinho da Juventude (ACMJ) no bairro da Cova da Moura (Portugal), que dirigiu entre 1987 e 2015. Na ACMJ colaborou na criação de vários projetos: creche e creche familiar, PULO (formação parental), jardim-de-infância e o centro de atividades de tempos livres. No enquadramento das atividades culturais da ACMJ, colaborou na formalização do grupo de batuque “Finka Pé”, do grupo de Kola San Jon e na construção do Estúdio Kova M. Planificou e acompanhou diversos projetos nacionais e internacionais (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal) financiados pelo Fundo Social Europeu tais como: NOW, Horizon, Integra, Youthstart, Socrates, Leonardo, Integrar, CREDIT, PROXY, Luta contra a Pobreza - Interligar e EQUAL. No âmbito da política de acolhimento de estudantes e estagiários da ACMJ, acompanhou diversos estagiários do ISCTE, ISSS, ISCSP, ISPA e SVE, estudantes no quadro do programa Erasmus e Leonardo e, ainda, jovens no quadro de intercâmbios (Juventude para a Europa). Foi coordenadora local dos bolseiros técnicos de investigação do projeto Skopeofonia (PTDC/CPC MMU/4500/2012), desenvolvido pela Universidade de Aveiro em parceria com a Associação Cultural Moinho da Juventude e com o grupo Musicultura. Colaborou no processo da qualificação do Bairro da Cova da Moura (RCM 143/2005) e no processo de inscrição do Kola San Jon como património cultural imaterial em Portugal. No âmbito da sua atividade na ACMJ fez dezenas de comunicações sobre economia solidária, movimentos sociais, inclusão social, empowerment e projetos comunitários e participativos, entre outros, em diversos eventos em vários países da europa. Foi galardoada com a “Ordem de Mérito” pela Presidência da República Portuguesa a 8 de março de 2005, com o prémio “Mulher Activa” pela EDIMPRESA em maio de 2005 e com o “Ridder in de Leopoldsorde” pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica a 7 de novembro de 2011.


Jorge Castro Ribeiro
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 aveiro
Email - jcribeiro@ua.pt
DeGois, Academia Edu

Nasceu em Valadares, em 1966. É doutorado em Música (Etnomusicologia) pela Universidade de Aveiro onde é Professor Auxiliar. Licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Realizou investigação sobre música e práticas musicais em Portugal continental, na Madeira, em Cabo Verde e no Brasil a partir de enfoques científicos multidisciplinares com base na etnomusicologia, na musicologia histórica, nos estudos de música popular e nos estudos culturais. Nestes contextos desenvolveu trabalho de campo e pesquisa em arquivos e centros de documentação. Os seus domínios principais de interesse científico são a música cabo-verdiana, a música em Portugal, a migração, os estudos poscoloniais, a música e educação, a música no espaço lusófono e música como património cultural imaterial. Tem publicações a nível nacional e internacional, incluindo livros, artigos, ensaios e gravações etnográficas e apresentou comunicações académicas em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Moçambique e África do Sul. Paralelamente à actividade académica de investigação em música, desde há duas décadas desenvolve regularmente actividade pública de divulgação musical em concertos de música erudita. É vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música, no Porto.


Laíze Guazina
Universidade Estadual do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná.
Rua dos Funcionários, 1357
Cabral 80035050 - Curitiba, PR - Brasil.
Email - laguazina@gmail.com
Lattes

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), especialização em Musicoterapia pela Universidade Federal de Pelotas (2001), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011) e Pós Doutorado em Música/Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal). Atua no campo da Etnomusicologia e estuda as práticas musicais e suas relações éticas, estéticas e políticas em relação aos contextos sociais mais amplos, envolvendo diferentes questões sociais e participação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as contribuições das metodologias participativas e do diálogo latino-americano no campo da pesquisa etnomusicológica, em perspectiva descolonial, contemplando aspectos históricos, sociais, culturais, teóricos e metodológicos de tais abordagens. Também busca colocar em ação o estudo sobre as contribuições do Encontro de Saberes, no âmbito destas experiências.


Óscar Mealha
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 aveiro
Email - oem@ua.pt



Paulo Maria Rodrigues
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte Campus Universitário de Santiago 3810-193 aveiro
Email - pmrodrigues@ua.pt

Paulo Maria Rodrigues tem exercido a sua actividade profissional como compositor, cantor, director artístico e educador. Após um percurso académico paralelo em Ciência e Música que o levou a concluir um doutoramento em Genética e Bioquìmica na University of East Anglia e uma Pós-Graduação em Ópera na Royal Academy of Music, Londres, enveredou por se dedicar à concepção e direcção de trabalhos no âmbito da Música Teatral. Colaborou com artistas dos mais variados campos e iniciou vários projectos transdisciplinares, entre os quais Bach2Cage e a Companhia de Música Teatral (CMT). Com a CMT tem desenvolvido um conjunto de projectos artísticos e educativos que emergem de incursões da música nos territórios de outras linguagens artísticas e tecnologia. Entre 2006 e 2010 foi Coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música, tendo sido responsável por um vasto programa de actividades que se caracteriza pela abrangência de públicos e diversidade de propostas que se centram em formas directas de relação com a música. Os seus projectos artísticos têm sido apresentados em Portugal, Espanha, Bélgica, Polónia, Finlândia, Alemanha, Austria, Canadá Dinamarca, Brasil e China e têm constituído a matéria sobre a qual tem reflectido em publicações do foro académico, abordando a questão da arte como instrumento de desenvolvimento humano. Foi Professor Convidado na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Advanced Associate Researcher do Planetarium Collegium e é Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.


Ricardo Cabral
Email - ritchaz.cabral@gmail.com

Músico de origem cabo-verdiana, conhecido na cena musical portuguesa como Ritchaz Cabral. Entre 2010 e 2013 fez parte de grupo Bairractivo do Programa Escolhas, financiado pelo ACIDI, em que usou a música para apoiar a inserção de jovens na escola básica Sophia de Mello Breyner e jovens do bairro da Outurela e Portela, em Carnaxide. Entre 2014 e 2016 participou como investigador na equipa do projeto financiado pela FCT, Skopeofonia: Pesquisa Participativa e Dialógica sobre as Práticas Musicais no bairro Kova M. Em 2017 saiu seu primeiro trabalho discográfico a solo, Mal Famadu, que conta com a assinatura da editora Music For All.


Rui Oliveira
INET-md/Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 aveiro
Email - rpo@ua.pt


Rui Raposo
Rui Raposo

Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 aveiro
Email - raposo@ua.pt

Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Doutorado em Ciência e Tecnologias da Comunicação e licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Investigador do CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação) onde desenvolve investigação sobre a comunicação mediada por tecnologia em contextos ligados à museologia e ao turismo. Adepto das tertúlias à mesa e considera que, para o bem da sociedade e da pessoa, estes momentos devem ser recuperados e promovidos.

Consultor internacional


Samuel Araujo
Universidade Federal do Rio de Janeiro | Departamento de Musicologia e Educação Musical
Rua do Passeio, n.º 98 - Sala 28 Centro
20021-090 Rio de Janeiro
Brasil
Email - araujo.samuel@gmail.com
Lattes, Academia Edu

Samuel Araujo é Professor Associado de Etnomusicologia na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando também como Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Entre março e junho de 2015 foi Professor Visitante Tinker na Universidade de Chicago. Desde 2003 vem coordenando projetos etnográfico-musicais desenvolvidos por grupos de investigação integrados por residentes dos espaços sociais investigados, trabalho este que tem resultado em publicações diversas e apresentações orais individuais ou coletivas em fóruns acadêmicos e extra-acadêmicos no Brasil e no exterior.  Suas últimas publicações são “Sound praxis, poverty and social participation; perspectives from a collaborative study in Rio de Janeiro” (Yearbook for Traditional Music, v. 1, p. 28-42, 2013), em coautoria com Vincenzo Cambria, “Entre muros, grades e blindados; trabalho acústico e práxis sonora na sociedade pós-industrial”. (El Oído Pensante, v. 1, p. 1-15, 2013) e “Dimensiones politicas del dialogo intercultural: patrimonios de conocimiento y luchas sociales”. (In: Margarita Chaves, Mauricio Montenegro e Marta Zambrano, orgs., El valor del patrimonio: mercado, politicas culturales y agenciamientos sociales. 1ed.Bogotá: ICAHN, 2014, v. 1, p. 359-386). Desde 2011, tem sido membro do Executive Board do International Council for Traditional Music.