Parcerias e Consultoria Internacional

1. Agosto 2014. Viagem ao Rio de Janeiro para troca de experiências com o grupo Musicultura, sedeado no Complexo de Favelas da Maré. Aqui se incluem atividades como: participação nos seminários de Música e Justiça Social dirigidos pelo Prof. Samuel Araújo na UFRJ, visita às ONGs e escolas sedeadas na Maré, várias reuniões de trabalho com o grupo Musicultura.

2. Fevereiro e Maio de 2014. Reuniões em videoconferência com o Grupo Musicultura para discutir temas relacionados com metodologias de investigação e grupos de pesquisa com perfil participativo

3. Outubro 2014. Deslocação a Durban (África do Sul) e a Nairobi (Quénia) da investigadora Ana Flávia Miguel para desenvolver um projeto de parceria com o skopeofonia.

4. Janeiro/Fevereiro 2015. Reuniões de trabalho com a Professora Patricia Opondo, coordenadora do African Musics Project (um programa de cursos de graduação e pós-graduação nos quais a Etnomusicologia Aplicada tem um lugar muito especial), sedeado na University of KwaZulu-Natal, Durban, África do Sul. Esta visita da Prof. Patricia Opondo a Portugal prende-se com a elaboração de um projeto de parceria com o Skopeofonia cujo processo se iniciou em 2014.

Da esquerda para a direita, Laize Guazina (Universidade Estadual do Paraná, Brasil), Fredson Cabral, Patricia Opondo (University of KwaZulu-Natal, South Africa), Ricardo Cabral, Ana Flávia Miguel, Rui Oliveira, Susana Sardo, Celso Lopes

5. Dezembro de 2013/Dezembro de 2014. Reuniões de trabalho com o Professor Samuel Araújo (consultor internacional do projeto),  que visitou o Skopeofonia em Portugal para discutir e refletir sobre o projeto em conjunto com os investigadores.

Da esquerda para a direita, Fredson Cabral, Samuel Araujo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Vincenzo Cambria (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), Laize Guazina (Universidade Estadual do Paraná, Brasil)

Da esquerda para a direita, Celso Lopes, Samuel Araujo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Vincenzo Cambria (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), Ricardo Cabral, Fredson Cabral, Laize Guazina Universidade Estadual do Paraná, Brasil)

6. Acolhimento de investigadores estrangeiros que solicitaram uma vista ao projeto e participação no mesmo, designadamente, Laize Guazina (integrada como investigadora do projeto onde permaneceu por 1 ano como pós-doutoranda); Patrícia Opondo (Prof. Universidade KwaZulu Natal – Africa do Sul – 40 dias), Karolina Golemo (Prof. e investigadora no Instituto de Estudos Interculturais da Universidade Jagelonica de Cracóvia  - Polónia – 30 dias); Cláudio Campos (investigador da UNICAM – Brasil – 3 meses), José Alberto Salgado e Silva (Professor Associado da UNIRIO – Brasil – 6 meses).

7. Setembro/Outubro 2015. No âmbito da visita da equipa à África do Sul em Setembro de 2015 foram integralmente coligidas as imagens em vídeo e em fotografia do Festival Calabash assim como do 1st International Council for Traditional Music African Musics Symposium

8. Setembro/Outubro 2015. No âmbito da visita da equipa à África do Sul foi desenvolvida uma ação de trabalho de campo preliminar num bairro de imigrantes moçambicanos em Durban, conducente a uma experiência de “exportação” do modelo desenvolvido pelo skopeofonia em Portugal, conducente ao projeto “Skopeofonia Durban” em fase de elaboração.